No momento, você está visualizando Ansiedade: o que é, quais os sintomas e como controlar

Ansiedade: o que é, quais os sintomas e como controlar

Ansiedade está presente no dia a dia de muitas pessoas. Confira quais as caraterísticas, os sintomas e como você pode amenizá-la

Como controlar a ansiedade é o que muitas pessoas desejam. Mas será que é possível?

A ansiedade está cada vez mais comum no mundo atual. Medo, duvida e expectativa são alguns dos sentimentos que geram angustias e descontrolam o estado emocional das pessoas.

Sobretudo, a ansiedade é comum em algumas situações como por exemplo, em entrevista de emprego, resultado de uma prova, apresentação ou esperar por viagem marcada.

O problema é que a ansiedade tem se tornado corriqueira. O que era causada apenas periodicamente está se tornando comum no dia a dia. Consequentemente, isso está levando ao transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

A ansiedade é um problema de saúde mental que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Estima-se que cerca de 264 milhões de pessoas sofrem de transtornos de ansiedade em todo o mundo.

Basicamente, o transtorno de ansiedade generalizada é caracterizado por uma preocupação excessiva ou expectativa apreensiva. Inclusive, esse transtorno pode durar cerca de seis meses ou se prolongar por alguns anos.

duração da ansiedade pode variar de pessoa para pessoa e também depende da causa subjacente da ansiedade. Em alguns casos, pode durar apenas alguns minutos ou horas, enquanto em outros casos pode durar dias, semanas, meses ou até mesmo anos. É importante buscar ajuda profissional se a ansiedade estiver impactando significativamente a qualidade de vida.

Esse sentimento pode afetar pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice. Em geral, as mulheres são um pouco mais vulneráveis do que os homens.

Alguns estudos sugerem que essa diferença pode estar relacionada a fatores biológicos, como a influência hormonal, enquanto outros sugerem que fatores sociais e culturais, como o papel de gênero e as pressões sociais, podem desempenhar um papel significativo. No entanto, é importante lembrar que a ansiedade pode afetar qualquer pessoa, independentemente do gênero.

Enfim, a ansiedade se transforma em uma doença quando é intensa e impede de se proteger e lutar de forma eficaz. Se torna desproporcional ao estímulo, e com isso, torna-se crônica. O que causa sofrimento e sentimento de perdas.

Continue lendo a matéria, e entenda mais sobre a ansiedade.

1. Sintomas da ansiedade

Uday mittal bwktz4yvtma unsplash

Primeiramente, é importante ressaltar que os sintomas de ansiedade podem se manifestar a nível físico ou emocional. Inclusive, algumas situações podem surgir em adultos como uma resposta a situações estressantes.

Portanto, se esses sintomas se prolongarem por mais de seis meses é aconselhável procurar um psicólogo para que ele possa te auxiliar.

13 Principais sintomas da ansiedade

  1. Enxergar perigo em tudo;
  2. Apetite desregulado;
  3. Alterações de sono;
  4. Tensão Muscular;
  5. Medo de falar em público;
  6. Preocupações em excesso;
  7. Ficar sempre próximo de ataques de nervos;
  8. Medos irracionais;
  9. Inquietação constante;
  10. Sintomas físicos;
  11. Pensamentos obsessivos;
  12. Palpitação
  13. Problemas digestivos.

Se você está experimentando esses sintomas, é importante conversar com um profissional de saúde mental para avaliar a causa subjacente e discutir opções de tratamento adequadas.

2. Como controlar a ansiedade?

Existe algumas dicas para amenizar o sentimento de ansiedade. Como por exemplo, o excesso de preocupação com o futuro pode ser tratado com atividades comum do seu dia a dia.

2.1 Como controlar a ansiedade com Psicólogo

Quando sentir que não está conseguindo controlar o sentimento de angustia, aconselhamos que você procure um profissional que possa te auxiliar e ouvir o que está sentindo. Portanto, consulte um psicólogo ou psiquiatra para que ele possa te ajudar.

Vale destacar, que não recomendamos que você se automedique, sem o consentimento e sem a autorização de um profissional.

Existem várias técnicas psicológicas que podem ajudar a amenizar a ansiedade, incluindo:

  • Técnicas de respiração: técnicas de respiração profunda e consciente podem ajudar a reduzir a frequência cardíaca e a tensão muscular, aliviando os sintomas de ansiedade.
  • Mindfulness e meditação: práticas de mindfulness e meditação podem ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade.
  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC): a TCC é uma abordagem terapêutica que ajuda a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento que podem estar contribuindo para a ansiedade.
  • Exercício físico: a prática regular de exercício físico pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e melhorar o humor.
  • Relaxamento muscular progressivo: essa técnica envolve tensão e relaxamento muscular progressivo, ajudando a reduzir a tensão muscular associada à ansiedade.

Lembrando que cada pessoa é única e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. É importante conversar com um profissional de saúde mental para encontrar as melhores estratégias para lidar com a ansiedade.

13922g

2.2 Como controlar a ansiedade com Atividade física

Primeiramente, reserve um tempo para uma caminhada, corrida ou qualquer atividade física que te proporcione prazer. Atividade física realizada de forma regular ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças cardiovasculares e obesidade.

Além do mais, ela aumenta o bem-estar, a disposição para atividades do dia a dia e a produtividade no trabalho. Também diminui a insônia e melhora a saúde mental, prevenindo a depressão.

Um estudo publicado em 2018 na revista científica JAMA Psychiatry mostrou que a atividade física regular pode ser tão eficaz quanto a terapia cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento da ansiedade. Outros estudos também sugerem que a atividade física pode ser uma estratégia eficaz para reduzir a ansiedade em pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada e o transtorno do pânico.

Alguns mecanismos propostos para explicar como o exercício físico pode ajudar a reduzir a ansiedade incluem a liberação de endorfinas e serotonina, que são neurotransmissores que podem melhorar o humor e a sensação de bem-estar, bem como a redução dos níveis de cortisol, um hormônio do estresse.

2.3 Como controlar a ansiedade com Meditação

Sobretudo, a meditação praticada diariamente ativa a região do cortex pré-frontal esquerdo, que é responsável pelo sentimento de felicidade. Portanto, tire cinco minutos do seu tempo e respire fundo, observando sua respiração. Isso te ajuda a ter calma e aliviar a angustia.

A meditação é uma prática que envolve o treinamento da mente para focar no momento presente, aumentar a consciência e aceitação dos pensamentos e emoções sem julgamento.

Um estudo publicado em 2014 na revista científica JAMA Internal Medicine mostrou que a meditação mindfulness pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade em pessoas com transtornos de ansiedade. Outros estudos também sugerem que a meditação pode ajudar a reduzir a ansiedade em geral, aumentando a capacidade de lidar com o estresse e melhorando a capacidade de regulação emocional.

Alguns mecanismos propostos para explicar como a meditação pode ajudar a reduzir a ansiedade incluem a redução da atividade do sistema nervoso simpático, que é responsável pela resposta de “luta ou fuga”, e o aumento da atividade do sistema nervoso parassimpático, que é responsável pela resposta de “descanso e digestão”. Além disso, a meditação pode ajudar a mudar a maneira como as pessoas percebem e respondem aos pensamentos e emoções, aumentando a resiliência emocional e a capacidade de lidar com situações estressantes.

2.4 Como controlar a ansiedade Ouvindo música

Cante, dance, grite, mas se anime. De modo geral, a música é um elemento terapêutico e é algo medicinal e sem contraindicações. Então, se permita extravasar e colocar a sua playlist favorita.

Soundtrap 5wj tk8 ens unsplash

3. Produtos naturais para tratar a ansiedade

Alguns exemplos de produtos naturais que podem ser usados para ansiedade são:

  • Camomila: tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, criando uma sensação de harmonia, que ajuda a acalmar em estados de agitação e nervosismo;
  • Tília: possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como estresse excessivo, ansiedade.
  • Alface: ajuda a relaxar os músculos e o sistema nervoso. 

Além disso, técnicas como tomar banhos mornos ou receber massagens no corpo ajudam a relaxar e aliviar a tensão, auxiliando no tratamento. 

Enfim, gostou da matéria do dia? Ainda tem alguma dúvida sobre a ansiedade?

4 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários